
27.05.08 por Sampson Moreira
Já que o assunto do post anterior foi cigarro, e o Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado neste sábado (31/05), vou postar aqui as novas imagens dos maços de cigarro, que foram lançadas hoje pelo Ministério da Saúde em parceria com o INCA - Instituto Nacional de Câncer.
As imagens antigas (em 2003) já eram mais “pesadas” que as primeiras (em 2001), quando os fabricantes foram obrigados a imprimir estes “alertas fotográficos” nas embalagens, agora elas vão assustar ainda mais.
Veja APENAS se tiver estômago forte:










Perdi até a fome…
Mais informações sobre tabagismo você encontra no portal do Tabagismo, mantido pelo INCA e pelo Ministério da Saúde.
Eu achei a idéia ótima e se ainda fosse fumante, certamente colocaria um papel dentro do maço para esconder a imagem. O Ministério da Saúde pegou pesado e acho que tem que ser assim mesmo, foram anos e anos de propagandas que vendiam saúde, agora é a hora de vender o que o cigarro realmente faz.
E a sua opinião sobre estas fotos? Qual é?
Posts Relacionados:

Assine o RSS
ou, cadastre-se para receber nossas atualizações por e-mail. É grátis!


Encontre o que procura pesquisando em nossos artigos antigos.


27 Maio, 2008 as 2:21 pm
+18 hein esse post :\
[Responder]
Monica respondeu em Outubro 13th, 2008 8:05 pm:
Eu fumo, mas nao consigo parar nem vendo estas imagens terriveis.
O que fazer?Alguem conhece algum remedio ou terapia infalível?
[Responder]
Sampson Moreira respondeu em Outubro 13th, 2008 8:07 pm:
Olá Monica. Remédio infalível? Força de vontade! Muita vontade mesmo. Comigo foi o único remédio que funcionou, e olha que tentei um bocado. Acho que o segredo é nunca desistir de tentar parar de fumar. Eu tentei várias vezes antes de conseguir.
abraços e boa sorte.
[Responder]
mega respondeu em Novembro 27th, 2008 12:20 pm:
monica..eu tbm fumava muito…mais eu tive a minha cura..eu simplismente pedi forças pra deus me ajudar a parar..isso foi em uma festa que eu estava cantando…eu disse assim..esse é o meu ultimo cigarro..e parei de vez..graças a deus hoje eu não sinto falta nenhuma de cigarro..abraççss
[Responder]
27 Maio, 2008 as 2:23 pm
Maldita curiosidade!!!!! Eu devia ter me lembrado que tinha acabado de almoçar…quando vi a foto da gangrena meu estômago revirou..
IéCA!!!
Um amigo meu, que fumava muito, quando ia comprar uma carteira de cigarro pedia ao atendente: “qualquer uma, menos aquela do cara com um tubo no pescoço.”
Ele escolhia mais a da impotência, porque dizia que era mentira. Mas acho que ele não pagou prá ver, pois parou de fumar depois de mais de trinta anos.
Quanto à sua decisão de parar de fumar, mais uma vez parabéns pela força de vontade.
Ah, outra coisa: o feed do inovavox não está atualizando no netvibes.
Grande abraço
[Responder]
27 Maio, 2008 as 2:23 pm
quanto mais impactantes, melhor
e outra - nao é ficção, é tudo real.
[Responder]
27 Maio, 2008 as 2:32 pm
Evandro F:
Também pensei isso antes de postar, porém estas imagens estarão expostas em todos os pontos de venda de cigarros e qualquer pessoa, de qualquer idade terá acesso a elas, por isso publiquei.
Bruno Alves:
hehehe, eu pedia sempre “o que mata rato e barata”! hahahaha
Obrigado pelos parabéns =D
Quanto ao Netvibes, vou ver o que posso fazer, se mudar alguma coisa, me avisa.
Danilo:
Todos sugerem doenças reais. Eu acredito que muita gente vai parar ou pensar muito em parar depois dessas fotos.
[Responder]
27 Maio, 2008 as 2:32 pm
Na minha opinião, o pessoal deveria deixar os outros fumarem em paz.
é isso mesmo.
O fumante SABE disto já.
Ok, a fumaça do cigarro da pessoa tá te encomodando? Vá pra outro lugar. Não quer ir? Gentilmente, peça para a pessoa ou apagar o cigarro ou procurar outra área. Funciona 99% das vezes.
O fumante SABE que cigarro vicia e mata. Então deixa ele fumar em paz!!
Não conheço um fumante sequer que largou ao vício ao ver imagens deste tipo.
E outra, se a pessoa quiser parar de fumar e ela pedir apoio, dê seu apoio. Agora, se ela não quiser parar ou não pedir apoio, vai enxer o saco de outro.
Sou a favor de cada um tomar conta da sua própria vida. Deixa o maldito pegar câncer e morrer. O problema é inteiramente DELE.
Enfim, minha opinião sobre o assunto. As fotos servem talvez pra assustar criancinhas e fazer elas pensarem duas vezes antes de começar a fumar. Só.
Abraços
[Responder]
Monica respondeu em Outubro 13th, 2008 8:07 pm:
Concordo plenamente com voce!
abraço
[Responder]
mega respondeu em Novembro 27th, 2008 12:25 pm:
canha..deixa de ser idiota……essas pessoas precisam de ajuda..de alguem pra orienta-las….se não quer ajudar..some daqui então.
[Responder]
27 Maio, 2008 as 2:39 pm
Parabéns por ter parado de fumar e por ter colocado essas imagens aqui no seu blog… Num primeiro momento as achei forte demais, não pensava que o Ministério da Saúde teria cacife político para tanto, apesar de achar que outras medidas mais drásticas deveriam ser tomadas, como a perda do pátrio poder para a gestante fumante… No mínimo um processo criminal por expor o filho a um risco de vida… Seguro saúde mais caro para fumantes, fator de desempate em concursos públicos e vestibulares, etc.
[Responder]
27 Maio, 2008 as 2:39 pm
Canha:
Concordo com você, ninguém deve encher o saco dos outros tentando fazer o cara parar de fumar. Eu tô na tentativa de parar e quando eu fumava, odiava lição de moral e gente querendo me mostrar as doenças causadas pelo cigarro, pois eu já sabia disso. Mas como eu falei no post, propaganda de cigarro sempre vendeu saúde para o não fumante (o fumante sabe dos males) e agora é a hora de dar o troco.
abraços
[Responder]
27 Maio, 2008 as 2:44 pm
Dalmo:
Concordo com algumas coisas que você fala, mas não pode penalizar tanto o fumante, ele também é vítima, pode acreditar. é muito difícil parar de fumar, pode até ter gente que teve uma facilidade fora do normal, mas pra mim foi, e está sendo muito difícil. Atrapalhou meu trabalho e até meu relacionamento com pessoas próximas.
Enfim, qualquer medida tomada em relação ao cigarro, tem que ser muito bem estudada.
abraços
[Responder]
27 Maio, 2008 as 2:59 pm
Canha,
Discordo em apenas um ponto, o de quem está sendo incomodado ter que sair.
Minha vida toda eu vivi com 70% dos familiares que fumavam (2 morreram em 3 anos). As casas dos parentes era praticamente aqueles filmes de nave espacial que quando abre a nave sai muita fumaça.
Com 12 anos eu fui internado com infecção no pulmão e o médico chegou a perguntar se eu fumava de tanta fumaça que eu tinha no pulmão, hoje graças a eles eu tenho sinusite, rinite e bronquite aguda, quando o tempo esfria eu peço pra morrer. E isso por que nuca toquei no cigarro…
[Responder]
27 Maio, 2008 as 3:08 pm
Sampson:
Sem sombra de dúvida! Por muito tempo os cigarros vendiam a “eterna juventude” para quem estivesse fumando. Concordo plenamente no ato de proibir as propagandas de cigarro, pois o que menos precisamos é de MAIS fumantes sendo atraídos pela “beleza” (/sarcasmo) que é fumar. Apenas acho que é apelação colocar imagens de tal nível nas carteiras de cigarro…mas tudo bem.
Quem quiser fumar, fume. Quem não quiser, não fume.
No mais, parabéns pela sua iniciativa de parar de fumar. Espero que continue relatando o que você está passando para que os outros que irão parar saber pelo que passarão (essa frase deve estar incoerente, mas creio que você tenha acreditado).
Abraços
[Responder]
27 Maio, 2008 as 3:17 pm
meu Deus
eu virei o rosto em várias imagens
que horror
feeds devidamente assinados, cara!
[Responder]
27 Maio, 2008 as 3:43 pm
Dorly:
O problema de saúde que você teve é algo terrível, nunca fumou e olha no que deu. Por isso eu sempre dizia: “eu sou um fumante não convicto”, pois eu evitava fumar perto de não fumantes. O incômodo que eu causava na pessoas era mais em relação ao cheiro na roupa e no corpo. Isso é inevitável.
Canha:
Concordo que seja apelação, e acho que tem que apelar mesmo e o governo tem que fazer o papel dele, defendendo a população. Só não foi proibido cigarro porque rende mais em impostos do que se perde na saúde pública com os “doentes do fumo”. No dia que esta relação mudar, cigarro vai ser proibido.
Valeu pelos parabéns, certamente não voltarei mais a fumar. Bom, pelo menos estou tentando dia a dia e tenho bons motivos para isso. :)
abs
[barba]:
Opa, obrigado, apareça sempre por aqui. :) abs
[Responder]
27 Maio, 2008 as 3:56 pm
“Quem quiser fumar, fume”. Não é bem assim, o governo gasta milhões de reais com tratamentos de doenças causadas pelo cigarro. O cara da todo o dinheiro dele para a indústria de tabaco e depois a conta do hospital a população é que paga.
[Responder]
Vicente Pessoa respondeu em Outubro 26th, 2008 4:17 pm:
Cala a boca! Bruno Sanches,
Vai pesquisar quanto que o governo gasta com fumante e o quanto recebe de imposto, depois você comenta.
Grande parte da população que não tem nada a ver com cigarro é tratada com o dinheiro do imposto dos fumantes, afinal não são as empresas que pagam, mas o consumidor.
Ou seja, sendo fumante, o cidadão contribui mais para a saúde que se não fosse fumante.
Legal né?
E eu te pergunto: e as doenças causadas pelos escapamentos dos ônibus, as chaminés das fábricas, o barulho da máquina da contrutora aqui ao lado? Quem vai pagar por?
Não sabe nada e fala merda.
[Responder]
27 Maio, 2008 as 3:59 pm
é muita “folga” do fumante achar que pode fumar em qualquer lugar. e que basta pedir que o fumante apaga o cigarro… Só quem nunca conviveu com fumantes na mesa ao lado do escritório, no restaurante ou em lugares públicos é que acha isso… O direito de cada um acaba onde começa o do outro… E outra coisa, já calcularam o custo em recursos públicos para tratar os fumantes? Dinheiro que poderia ser usado no combate à dengue, por exemplo?
[Responder]
27 Maio, 2008 as 4:02 pm
Bruno e Dalmo:
Os impostos que o Governo recolhe coma venda do cigarro deve ser maior que a conta gasta para tratar dos doentes do fumo. Será?
[Responder]
27 Maio, 2008 as 4:13 pm
Grande parte dos cigarros vendidos vem do Paraguai (sem impostos), mas isso é um outro problema. Mesmo assim, não acredito que dê para pagar a conta, que inclui fumantes, fumantes passivos (que respiram a fumaça de quem fuma) e bebês de maês fumantes que já nascem ou irão adquirir doenças no futuro.
[Responder]
27 Maio, 2008 as 5:18 pm
Aumentar o preço do cigarro só iria aumentar o contrabando, com todas as conseqüências disso… Corrupção, evasão fiscal, etc, etc… O melhor é aumentar as regras que limitam o direito de fumar em locais públicos OU PRÓXIMO DE CRIANÇAS…
Vou lançar uma camanha solitária, tal como D. Quixote contra os moinhos de vento, para criminalizar pais e mães que fumem perto de crianças…
[Responder]
27 Maio, 2008 as 6:03 pm
Também não sou a favor do “quem quiser fumar fume”. Fico P.. da cara em saber que muitas vezes uma criança morre por que o leito que ela precisava em uma UTI esta ocupado por um mané que fumou a vida inteira..ai o mané vem de fala: “-mas a falta de leito é pq o governo não investe em saúde”..pode até não investir..mas e o dinheiro que é jogado fora com os fumantes que são suicidas…e tem mais…alguem já viu um bicho mais relaxado q o fumante?? pode ter um cesto de lixo ao lado dele..mas a xepa é jogada ao chão…
[Responder]
27 Maio, 2008 as 6:18 pm
Bruno:
Falei dos impostos, mas foi um suposição apenas, não faço idéia de quanto o governo gaste com saúde dos fumantes e nem quanto arrecada das indústrias de cigarro. Certamente é muita grana pros dois lados.
Dalmo:
Também não acho que aumentar o preço seja uma solução, cerveja vende mais do que água, e vende, e é caro. Sim, realmente fumar próximo a crianças não é uma atitude muito boa. Mas não se pode ser tão radical ao ponto de prender estas pessoas, não é bem assim. Meus pais fumavam e nem por isso tive uma má educação ou adquiri algum tipo de doença, talvez tenha ajudado a contribuir na minha “decisão” em fumar…
Mike:
Como falei para o Dalmo, acho radicalismo demais. Países europeus tem uma população que fuma muito mais que a brasileira e nem por isso falta leito para crianças. Falta de leitos é um problema, cigarro é outro.
Ah! E sim, a maioria dos fumantes são folgados mesmo. Vixe! Acho que estou me tornando um ex-fumante chato. hehehehe
abraços
[Responder]
barata respondeu em Julho 16th, 2008 11:13 am:
se cada um fazer o seu e cuidar da sua propria vida e nao tentar achar culpados,em relaçao ao vicio do cigarro a vida de todos seria bem melhor.porque a questao de saude publica e uma responsabilidade dos orgaos gorvenamentais e que nao o fazem se todos os que criticam os fumantes, soubessem uma virgula do dinheiro que e desviado, nao so da area da saude mais de outras areas sociais tambem, jamais abririam a boca para falar que um fumante esta tirando o lugar de uma criança nos hospitais.
[Responder]
27 Maio, 2008 as 9:39 pm
Nossa,fiquei impressionada de que como são fortes as imagens,quando você falou que eram fortes não esperava que fossem tanto :|
Gostei do post Sampson,e sou a favor que coloquem imagens até mais fortes do que essas(se é que isso é possível) nas carteiras de cigarro.Meu pai fuma e eu sei o quanto isso atrapalha quem está em volta,pois apesar de ter me acostumado com o fedor do cigarro sei o mal que aquela fumaça faz.
Quanto a quem falou que “quem quiser fumar que fume” acho que não é bem assim pois assim como outras pessoas falaram a pessoa fuma,sabe as consequências e depois vai ficar num hospital que,se público,vai estar usando NOSSO dinheiro,pois os impostos que pagamos são usados pra tratar aquelas pessoas.
[Responder]
28 Maio, 2008 as 6:20 am
Eu fumo. Sei que faz mal a mim e às outras pessoas. Não saio com cigarro, praticamente só fumo em casa. Tenho a maior preocupação em não incomodar ninguém. Concordo com as fotos, acho que não se deveria fumar em local público nenhum.
Só acho que de uma hora pra outra estão tratando os fumantes quase como leprosos. Tô vendo a hora sugerirem que não se deve tratar os fumantes. Porque é com o dinheiro de “vocês”.
Quem fuma também paga imposto.
Um cara que bebeu, atropelou e matou, será tratado num hospital público, com seu dinheiro também. O mesmo para um ladrão que tomou um tiro ou um estrupador.
Acho a tolerância muito importante hoje em dia. Aceitar o outro, com suas características, diferenças… defeitos. Tem gente aí querendo matar quem é diferente.
Se os políticos não roubassem tanto. E se o dinheiro público não fosse tão mal administrado. Dava pra tratar de todo mundo.
[Responder]
28 Maio, 2008 as 12:03 pm
Vivian Martins:
Veja que assunto polêmico. Eu já discordo de você quando fala dos impostos, pois fumante também paga imposto, como bem disse o Ceó no comentário logo abaixo, paga imposto na compra do cigarro e em todos os outros produtos que toda a população também consome (fora impostos sobre serviços, renda, carro, moradia, financiamentos e por aí vai). Como eu disse ao Mike, o problema da falta de leitos nos hospitais (que não é apenas este o problema nos hospitais públicos) não é culpa de quem fuma, o problema é bem maior que esse.
O que você falou de seu pai, me lembrou minha avó, ela nunca fumou, mas seu marido, 5 de seus 6 filhos, seus genros, e mais 3 netos que ela criou, fumavam (e a maioria ainda fuma). Ela sempre foi fumante passiva, tem pigarro de fumante e tudo mais. Quando a família se reúne, é um fumaceiro só, ela no meio como se nada estivesse acontecendo, mas as vezes ela se reclama, e com razão. Minha família por parte de mãe é muito sem noção. Eu acredito que a culpa dessa falta de consciência seja culpa da época em que começaram, quando existia muito glamour em fumar, acaba fazendo parte da cultura. Por isso acho que não devemos ser tão radicais.
O papel do governo é fazer campanhas de conscientização, e acho que vem dando certo.
abraços
Ceó Pontual:
Concordo com você em todos os pontos.
Eu era um fumante (ainda sou, com dois meses apenas nem dá para dizer que sou ex-fumante) muito parecido com você e sentia muito esse tratamento das pessoas, não apenas desconhecidos, mas também vindo de pessoas de minha família mesmo.
O cerco está se fechando e o fumante a cada dia mais se sentindo um pouco marginalizado (eu me sentia assim). Eu sofria muitas críticas por fumar, e olha que sempre respeitei o espaço alheio, mas acabei tomando isso como um incentivo para tentar parar de fumar.
abraços
[Responder]
28 Maio, 2008 as 12:50 pm
Não precisa ser radical a ponto de prender… Nem assassino fica preso nesse país… Mas com algum instrumento legal que penalizasse esses irresponsáveis que fumam perto de crianças, quem sabe seria criado o hábito de se fumar na área de serviço, na rua, e não amamentando com um cigarro na boca, ou na mesa durante as refeições familiares… Impostos mais altos para fumantes, ou melhor, descontos para não fumantes… Idéias não faltam… Cada vez que comento aqui lembro de uma…
[Responder]
28 Maio, 2008 as 1:06 pm
pátria que partiu! eu ia comentar. juro, ia. mas o Canha disse TUDO! exatamente TUDO o que eu digo pra todo mundo! Até mesmo com as mesmas palavras!
Especial destaque para:
“Ok, a fumaça do cigarro da pessoa tá te encomodando? Vá pra outro lugar. Não quer ir? Gentilmente, peça para a pessoa ou apagar o cigarro ou procurar outra área. Funciona 99% das vezes.”
O detalhe todo tá na educação. Sou fumante, desde 99 - ou seja, há 9 anos já. Perdi as contas de quantas vezes mandei neguinho catar coquinho pq foi mal educado comigo; mas também já perdi as contas de quantas vezes, educadamente apaguei o cigarro, ou coloquei o cigarro pra outro lado, ou fui fumar em outro lugar - porque me disseram educadamente que eu estava incomodando com o cigarro.
Depois de ter escrito esse pedaço, resolvi ler uns comentários e topei com esse:
“Quem quiser fumar, fume. Não é bem assim, o governo gasta milhões de reais com tratamentos de doenças causadas pelo cigarro. O cara da todo o dinheiro dele para a indústria de tabaco e depois a conta do hospital a população é que paga.” - conta do hospital é população que paga? Aonde? Na Suécia né? Porque aqui, o hospital que eu tenho que usar quando preciso é o que eu mesmo pago, com plano de saúde, porque se eu for depender dessa merda de sistema único de saúde, eu morro na fila com uma simples infecção na garganta (foi o que me aconteceu domingo de manhã, passei no atendimento de emergência de um hospital do convênio e no domingo à tarde já estava bom da garganta… se eu tivesse ido num hospital público, duvido que sequer tivesse sido atendido até domingo à tarde!) - menos falso moralismo, Bruno.
“e tem maisalguem já viu um bicho mais relaxado q o fumante?? pode ter um cesto de lixo ao lado dele..mas a xepa é jogada ao chão” - Mike, desculpa, mas vai generalizar na sua casa. Sou fumante, mas sempre jogo bituca no lixo. Sou fumante, não mal-educado.
Céo, falou tudo!
“Acho a tolerância muito importante hoje em dia. Aceitar o outro, com suas características, diferenças defeitos. Tem gente aí querendo matar quem é diferente. Se os políticos não roubassem tanto. E se o dinheiro público não fosse tão mal administrado. Dava pra tratar de todo mundo.” - intolerância é um dos piores defeitos dos brasileiros… especialmente porque não são intolerantes ao que tem que ser! Corrupção sempre dando em pizza quando é descoberto, virando piada, jeitinho brasileiro… por isso que as coisas são como são nesse país.
Sampson, continuo parabenizando os artigos todos! E continue sim relatando como anda sua abstinência! rs… eu sou um dos que já parou com facilidade, mas meu ponto com cigarro é questão de gosto. Tanto que quando não acho meu cigarro (Camel, e raramente um mentolado, em alguns lugares é bem difícil de encontrar) fico sem fumar, não fumo qualquer cigarro.
Abraços!
[Responder]
28 Maio, 2008 as 2:35 pm
Johnny, creio então q vc é uma excessão. Imagino que não seja mal-educado a ponto de andar fumando na rua e jogar fumaça nas pessoas que estão caminhando ao lado ou atrás, bem como caso ande de onibus dar a ultima tragada fora do onibus mas soltar a fumaça após entrar e a propósito, cuidado com essa infecção na garganta…e acima de tudo..não quero ofender ninguém, só não gosto que fumem perto de mim….
[Responder]
28 Maio, 2008 as 2:41 pm
Sou a favor de toda e qualquer ação que incentive a diminuição do hábito de fumar. Tenho dito.
[Responder]
28 Maio, 2008 as 6:35 pm
Sampson, parabéns pelo blog e pelo post!
Johnny C, você também falou tudo.
Eu concordo com Marcelo Bloc em gênero, número e grau.
E eu também sou fumante mas não sou mal educado.
[Responder]
28 Maio, 2008 as 7:59 pm
Pessoal, participando de todo este debate, cheguei a uma conclusão.
O governo deve fazer seu papel, que é fazer estas campanhas PREVENTIVAS. Digo preventivas porque acredito que ajude mais quem não fuma a não fumar, do que um fumante a parar de fumar. E tem que ser por aí mesmo. Não dá para forçar a barra, proibir totalmente.
Ambos os lados, fumantes e não fumantes, precisam ter bom senso e tolerância. Lembrem-se, que fumar já foi algo muito natural, os artistas de cinema, da tv e a publicidade ajudaram ainda mais a popularizar o danado. Quando eu era pequeno, e muitos deve lembrar-se disso, existiam os chocolates em forma de cigarro. Eu adorava aquilo! Podia imitar os adultos! Até hoje, quando cheiro um cigarro apagado, lembro do cheiro do chocolate de cigarro que era da marca PAN. Será que isso também não me influenciou?
Portanto, vamos levar muito tempo até eliminar totalmente o cigarro do nosso dia a dia, pode até ser que não se elimine, nem adianta ser intolerante e bater as pernas. Se eu fosse fazer isso, teria que subir no apartamento que fica acima do meu, para pedir ao vizinho que pare de fumar dentro de sua própria casa, pois eu sinto o cheiro aqui em casa, mas eu preciso respeitar o espaço dele.
Fumante passivo é aquele que convive diariamente com um fumante e não aquele que esporadicamente sente o cheiro da fumaça na rua. Na rua a preocupação maior é a fumaça dos carros e das indústrias, estas sim está lá impregnada no ar.
abraços.
[Responder]
29 Maio, 2008 as 12:45 am
Bem cOncOrdO cOm o Canha fumO jah a 4 anOs i meiO… eO sei q issO mata + eh um viciO cOmO qualquer um
tem viciadO em jOgO i pq algum ministériO naO faz alguma cOisah para esse viciad parar???
nos fumantes sabemOs o q o cigarrO faz cOm o nOssO cOrpO…
pq o ministériO da saude naO faz q nem fizeram na eurOpa… um maçO de cigarrO lah equivale a 10 reais aki… achO issO uma grnde patifária c eO quizer parar de fumar eO pessO ajudah aOs meOs amigOs e a minha familia!!!
[Responder]
29 Maio, 2008 as 1:55 am
Se a moda pega vamos viver num mundo de horror…
Trabalhei como assessora de imprensa em um hospital público e conheço o terror como ele se apresenta para quem fuma.
Eu sempre tive minhas dúvidas do quanto propagandas como estas ajudam em uma campanha… meus motivos causariam uma polêmica maior que o post.
E gostei muito de ver que já es um ex-fumante. A Camila vai te agradecer por isso, tenha certeza! Go, Sampson, Go!
Abração!
[Responder]
29 Maio, 2008 as 1:56 am
[...] 29, 2008 Pra quem não sabe, neste sábado (31/05) é o Dia Mundial sem Tabaco. Vi no InovaVox, as novas imagens lançadas pelo Ministério da Saúde em parceria com o INCA - Instituto Nacional [...]
29 Maio, 2008 as 2:01 am
Muito legal o post, publiquei no meu blog com os devidos créditos.
Quanto ao tabagismo… Bem, o que posso dizer é que estou muito feliz por minha mãe ter parado de fumar à alguns anos, infelizmente meu pai fuma e eu tenho muito medo das doenças provocadas pelo fumo. Meu mundo simplesmente desabaria ao ver uma pessoa tão amada por mim sofrer, tendo consciência dos malefícios trazidos pelo fumo.
Talvez algumas pessoas (digo os fumantes) interpretem toda essa campanha como sendo “contra eles”, pois não percebem que isso seja uma preocupação e em todo vício ruim, devemos ajudar-nos a serem combatidos. Não pra os tacharem, mas sim por carinho, cautela. Eu torço todos os dias para que meu pai deixe de fumar, eu não suportaria perdê-lo sabendo que isso poderia ter sido evitado. Recentemente minha amiga perdeu seu pai para o fumo, só de ver a tristeza dela chega dar um aperto no coração.
Não deixe o fumo te vencer, vença-o e mostre sua capacidade de se livrar completamente do que não te beneficia em nada…
http://curiosidadesnanet.wordpress.com/
[Responder]
29 Maio, 2008 as 8:35 am
Nossa, realmente são bem impactantes, concordo, achei pior a da gangrena, em segundo fica a do derrame, em terceiro a da família no hospital, me emocionou muuuuito vendo a criança olhando para o pai em coma…
bom, é isso aí.
visitem:
http://www.melhordohumor.com
[Responder]
29 Maio, 2008 as 8:38 am
Hahahahahahahahaa, e o da impotência sexual foi muito legal, colocaram humor nisso, hahahaha, muito bom.
http://www.melhordohumor.com
[Responder]
29 Maio, 2008 as 9:06 am
Tem que ser assim mesmo. Embora, tenha feito caretas ao ver as imagens!
[Responder]
29 Maio, 2008 as 9:19 am
é a coisa esta feia!!!!
mais acho que não é impactante para quem fuma e sim para quem não fuma!!!
A pessoa que fuma não liga pra o que esta escrito na caixinha, a campanha so vai fazer cada vez mais as pessoas que não fumam ficar um pé atraz com os fumantes!!
Abrc.
Cassiano
[Responder]
29 Maio, 2008 as 9:47 am
Bando de Maria vai com as outras…. vamos entao proibir o uso do automovel… que tal colocar as fotos das vitimas de transito???? ou entao para os que nao possuem carro, colocar fotos de vitimas de atropelamentos… quero ver oque vao comentar sobre isso que escrevo… jah que as vitimas dos carros eh sem sombra de duvidas muito maior que do cigarro… ahahahahahahhaha
[Responder]
29 Maio, 2008 as 10:58 am
quer ver eles colocarem isso na latinha de cerveja…
[Responder]
29 Maio, 2008 as 1:06 pm
Po, tenho medo qdo colocarem na garrafa de cerveja um cara podre de cirrose e escrever q cerveja mata, qdo colocarem na porta da churrascaria um coracao com as veias td entupida falando q mata, qdo colocarem no capo dos carros fotos de gente morta pq andar de carro mata. Tudo mata, vai da escolha de cada um. ABSURDO só num pais como o nosso para fazer um sensacionalismo desse.
[Responder]
29 Maio, 2008 as 2:05 pm
PROPAGANDA NAO VIRA NADA …DEVIA PARAR DE VENDER…
[Responder]
29 Maio, 2008 as 2:06 pm
Cara, eu mesmo depois que parei com as duas luck strike que fumava por dia ainda fumo um charuto ou um cigarro de palha nos fins de semana tomando uma e jogando cartas. vendo isso aí sinto o impacto e sinto o quão fiz mal para meu corpo quando fumava e continuo fazendo, mesmo tendo diminuido 99% do vicio.
Não fumem, sintam se livre para namorar, fazer musica (como eu aprendi) e tantas outras coisas.
[Responder]
29 Maio, 2008 as 3:14 pm
Achei tudo aquilo uma incenação.
[Responder]
29 Maio, 2008 as 4:04 pm
Eu sou fumante, nao pq tenho vicio, mas sim pq gosto de fumar, consigo ficar sem fumar o tempo que for preciso(ate mesmo meses), por isso afirmo que nao tenho vicio.
Mas a realidade é a seguinte, essas imagens atingem quem nao fuma, pq para o fumante nao fazem a menos diferenca… Nin guem fica la fumando e olhando a carteira com essa imagem.
E, quando atingem, a pessoa simplesmente nao compra a que vem com a imagem forte, pede para trocar. Como uma amiga minha que nao compra a que aparece a barata e o rato, simplesmente pede outra imagem e tchau… Acho que a campanha deveria ser focada de outra maneira. Essa é ineficiente.
[Responder]
29 Maio, 2008 as 6:49 pm
Besteira, quem é viciado não tá nem aí pra essas imagens, no começo acha esquisito, depois acostuma. é só proibir a venda dessas porcarias que melhora muito mais, o governo ganha muito com cigarro, se não ganhasse não deixava vender!
[Responder]
29 Maio, 2008 as 8:11 pm
Fumei dos 12 aos 34 anos de idade. tomei a decisão de não fumar mais. vou fazer 76 anos. Nunca mais fumei. Graças ao meu RADICALISMO. Sou do tipo SIM-SIM e NÃO-NÃO Minha esposa parou comigo, ficou 15 anos sem fumar. Depois voltou a fumar novamente e, está com 73 anos, até aqui sem problemas de saúde.( quem sabe uma em milhões de pessoas.) Sem a pessoa se concientizar e, ser radical não funciona.
-Não adianta fazer terrorismo ou Lavagem cerebral.Pena…
[Responder]
29 Maio, 2008 as 9:38 pm
Sempre assistia com entusiasmo aquelas propagandas da Hollywood na minha infância… Achava aquilo o máximo… Rock bom de escutar… Todo mundo pegando onda… Andando de jet… Bugre na praia e cheio de gatinhas lindas com lindos sorrisos…
Sou fumante e dependente do cigarro. Ainda não consegui forças para largar… Hoje sei o quanto me prejudica mas ainda não consegui. Ainda lembro do primeiro trago. Se arrependimento matasse assim como o cigarro eu já não estaria mais aqui…
[Responder]
30 Maio, 2008 as 3:01 am
Acredito que são extremamente válidas estas propagandas. é preciso que o fumante se conscientize do mal que está fazendo, não só para si como para os próximos.
E talvez estas imagens ajude a afastar aqueles jovens que acham que fumar ainda é algo chique…
[Responder]
30 Maio, 2008 as 8:17 am
Acho que voce esta certo em publicar as fotos….
Porém isso estará exposto qm qualquer padaria ou lanchonete que venda cigarros, e uma criança pode ver e ficar impressionada o que fará mal a ela, o ministerio da saude deve pensar que quem fuma sabe de tudo isso, mas uma criança por exemplo nao entende e pode acabar mal essa historia.
Deveriam pensar nisso…
[Responder]
30 Maio, 2008 as 11:46 am
Todo viciado fala a mesma coisa…
“Não sou viciado, paro a hora que quiser…”
“Isso não faz mal…”
e outras mais…
Com relação às latas de bebida, que muitos citaram: Concordo com quem pediu fotos de acidentes e outros alertas colocados nas latas e garrafas, mas há uma diferença fundamental - ninguém fica alcoolizado só por estar ao lado de alguém bebendo, ao passo que para um não fumante ficar ao lado de um fumante é uma tortura, a fumaça do cigarro vai longe.
Uma pessoa não fumante, que ainda tem o olfato normal, sente um fumante de longe; mesmo quando não estão fumando é torturante ficar perto de um fumante, o fedor de cigarro que exalam não há perfume que disfarce.
Sou intolerante? Sou, assumo isso, cigarro é uma droga maléfica a todos, fumantes e não fumantes.
Quanto à Saúde: Alguém disse aqui que não precisava de saúde pública, que só ia no hospital particular, que tinha plano de saúde… Só que as operadoras de planos de saúde são caríssimas pq precisam arcar com as despesas que os fumantes causam… a eles a aos outros. Deveriam cobrar o dobro de quem fuma…
Para eu achar que um fumante não seja mal educado, ele precisaria fumar dentro de uma bolha, vedada, para não escapar fumaça e nem cheiro… Tipo aquelas que as pessoas sem imunidade precisam usar…
Não é pq aguentamos a poluição que precisamos aceitar a fumaça dos cigarros, mesmo na rua.
Outro fato: as campanhas devem estar funcionando, pq o número de fumantes está caindo…
Ficou um comentário longo e confuso, mas é que o assunto e os argumentos que usam para defender o vício me irritam…
[Responder]
30 Maio, 2008 as 12:42 pm
Alguns números:
A cada ano, o cigarro mata quase 5 milhões de pessoas em todo o mundo; 200 mil, somente no Brasil. A dependência está associada a 90% dos casos de câncer de pulmão, 85% dos óbitos por enfisema pulmonar, 40% dos derrames cerebrais e 25% dos infartos fatais. (Fonte: http://www.inca.gov.br)
Veja dados econômicos aqui: http://www.inca.gov.br/tabagismo/frameset.asp?item=economia&link=aspectos.htm
[Responder]
30 Maio, 2008 as 1:21 pm
Dalmo, eu acho que gente intolerante deveria pagar o dobro dos impostos. Pois é muito difícil conviver em sociedade com gente assim.
[Responder]
30 Maio, 2008 as 1:28 pm
Ah… e a sua explicação sobre os preços altos dos planos de saúde foi muito esclarecedora. Agora fiquei sabendo que os preços são caríssimos por minha causa.
Gente burra também deveria pagar o dobro dos impostos.
[Responder]
30 Maio, 2008 as 1:54 pm
Dalmo:
Concordo contigo em muitas coisas, mas você está sendo muito radical e intolerante com quem fuma. Não pode ser assim. Somos cidadãos civilizados e intolerância não é atitude de quem vive em sociedade.
Falo isso por tudo o que já escrevi no post e nos comentários. Está mais do que justificado.
abraços
[Responder]
30 Maio, 2008 as 4:45 pm
Intolerância é alguém te intoxicar e achar que está coberto de razão. Você já conviveu no ambiente de trabalho com um fumante radical? Que fuma e não está nem aí? Eu tive essa desagradável experiência… Temos intolerantes dos dois lados… A maioria dos fumantes acha que é direito dele fumar e espalhar fumaça aonde quer que ele esteja.
[Responder]
30 Maio, 2008 as 6:22 pm
Eu concordo totalmente com o Canha. é uma apelação. Todo fumante sabe dos riscos. é uma opção…uma péssima opção, eu sei, mas cada um deve ter a liberdade de decisão.
[Responder]
1 Junho, 2008 as 1:55 pm
simplemente impactantes las imagenes. Pese a todo no se como siguen fumando las personas si se hacen daño… no es simple dejarlo pero creo que es mas facil el camino de dejarlo que el camino del sufrimiento que luego del vicio trae
[Responder]
3 Junho, 2008 as 10:46 am
[...] Veja as tão faladas imagens clicando no link abaixo Novas imagens nos maços de cigarro são impactantes. [...]
3 Junho, 2008 as 1:46 pm
O tabaco é uma substância pscoativa, que modifica o sistema nervoso central de quem fuma , elevando os batimentos cardiácos, e outros males. Está comprovado que cinquenta por cento dos fumantes morrem por causa do tabagismo. PTA(Poluiçãõ Tabagista Ambiental é a terceira causa de morte evitável do mundo. Fumei durante décadas. Parei exatamente por causa das restrições ao uso,fui tocado pela campanha antetabagismo. Por isso parabenizo todas,E QUERO MAIS . Já dizia o dramaturgo Nelson Rodrigues:TODA UNÂNIMIDADE é BURRA.
[Responder]
3 Junho, 2008 as 11:56 pm
Vai reclamar da fumaça dos outros e não me enche o saco…
……
11 Junho, 2008 as 2:22 pm
O Ministério da Saúde está de parabéns na campanha contra o tabagismo. As fotos mostram um pouco do que acontece com fumantes e o que a fumaça do cigarro deles pode provocar em quem os rodeia. Como profissional da saúde posso afirmar que as consequências são iguais ou piores que as divulgadas.E, para as pessoas que falaram contra a campanha,rezem para que nunca passem ou vejam pessoas que vocês amam passando por situações como estas por causa de um ato,muitas vezes, inconsequente que é fumar. De qualquer forma, sempre estarei á disposição de todos que quiserem parar de fumar e também para aqueles que persistirem no erro e necessitarem de meus cuidados no hospital. Pra finalizar,gostaria de lembrar que se conseguirmos assustar apenas as criancinhas,como disse uma futura paciente a dias atrás em depoimento,já está de bom tamanho,pelo menos meus filhos e os filhos dela (se é que ela conseguirá tê-los) não terão este hábito abominável!
[Responder]
15 Junho, 2008 as 12:24 pm
MUITO BOA AS NOVAS IMAGENS,E QUANTO MAIS AVIZAR ESTES CEGOS MELHOR.NAS ESTRADAS E VIAS TEMOS PLACAS PARA ORIENTAR ELES ESTÃO PRESCISANDO DE MAIS ORIENTAÇÃO…
[Responder]
21 Junho, 2008 as 3:36 pm
obrigado! pelas imagens irá me ajuda muito na escola.
obrigado…………
[Responder]
25 Junho, 2008 as 1:17 pm
Parabenizo o autor desta idéia em colocar o fazem as drogas, em especial o tabagismo. Em paises do primeiro mundo como na comunidade européia esta decidido em forma de lei que a partir de 2009 será proibido fumar o tabaco e seus similares em qualquer lugar publico incluindo nas ruas e praças. Evidente que existe a concordância da maioria que não é fumante e deseja saúde ao corpo e vida longa com qualidade.
No Brasil por não ter a preocupação do coletivo além da lei que proibe fumar em lugares publicos com presença de pessoas agora no estado de São Paulo o fumante infrator e o estabelecimento em que estão pagão 502 reais.
Detalhe é que o imposto pago pelo fumante fica muito longe do que os duzentos mil morrem no Brasi devido ao cigarro gastando durante UTI custo altissimo. Além desses tem os afastamentos do trabalhos por cardiopatias em plena idade produtivo que ganha também o imposto da maioria dos não fumante. Fora isso tem os pais que consegue aliciar seus filhos desde que nascem pelo cheiro dentro de casa e destruindo o pulmão dos que não tem direito de se defender.
Quando alguem ouvir de um depedente quimico da nicotina pedir licença para fumar avisem o mundo todo porque em 57 anos de idade nunca escutei e ainda eles tem o abuso de ficar em portas de lojas contaminando quem passa e deixando a roupa do lojista mal cheirosa.
Viva a saúde e vida longa.
Nestor
[Responder]
1 Julho, 2008 as 4:01 pm
gostaria de saber que problemas sociais uma pessoa com abito de fumar encontra
[Responder]
1 Julho, 2008 as 10:04 pm
[...] O governo já dá sinais que, devido a rejeição da população tabagista brasileira, vai mudar as imagens do mal que foram inseridas nos maços desde o final de junho de [...]
7 Julho, 2008 as 6:20 pm
Todo mundo sabe que essas coisas PODEM acontecer com quem fuma.
Deviam deixar o fumante fumar em paz. O ÚNICO direito que o fumante NÃO TEM é o de incomodar os não-fumantes com o cheiro do cigarro.
Até aí eu concordo.
Mas por que tanta implicância com os fumantes? Por enquanto é o cigarro, depois virá o álcool.
O que as pessoas iriam pensar se colocassem fotos deste mesmo impacto, como brigas violentas, acidentes graves de carro e um fígado e um cérebro derretendo com a estampa da Brahma do lado?
Além do mais, olhem para as imagens 3 (Horror), 5 (Infarto) e 8 (Produto tóxico)… o que isso tem a ver com o fato de fumar um cigarro?
A intenção é ser chocante distorcendo os fatos ou mostrar a realidade? Eu nunca ouvi falar de nenhuma pessoa que tenha cigarros dentro do corpo.
[Responder]
10 Setembro, 2008 as 11:44 am
Deus é mais a mae q fuma é maluca merece morrer e o filho sobreviver
[Responder]
21 Setembro, 2008 as 9:08 am
Eu acho que as pesoas que fumam deviam de deixar de fumar!!!!!!!!!!!!!!!
[Responder]
22 Setembro, 2008 as 8:07 pm
O que será desse país. Não sei mais o que pensar desses merdas de brasileiro egoistas!
Eu nao posso dizer com certeza mais creio que 90% das pessoas que começam a fumar, fazem isso apenas para se aparecer! Nao sei nunca fumei, Graças a Deus… Mais dizem as mas linguas que relaxa e tal! Mais acho que nao tem nada a ver fumar pra isso, seria muito melhor estar lendo um bom livro de auto ajuda, ou conversando com algum amigo para se desestressar, mais existe uma grande falta de vontade e capacidade para isso. O por que, nao sei, só sei que quem fuma é muito muito egoista.
Todos nos sabemos que esse Brasil tem muito para ser otimo, mais é muito mal governado, nao é só culpa do governo, mais sim tambem do povo que nao levanta a bunda do sofá e deixa de ver aquelas merdas de novelas ridiculas,(as vezes até pode ser um passa tempo, mais nao podemos deixar que aquilo mande em nossas vidas), mais tambem, nos só sabemos reclamar e nao tomamos nenhuma atitude que ajude a melhorar nossa sociedade mediucre.
Mesmo que vc nao mude o mundo, vc já fez algo que ajudasse esse pais? Já? Nem mesmo pra ajudar vc ou algum amigo ou parente? Ou até mesmo para ficar com a conciencia tranquila e pensar: “poxa eu tentei ajudar…” Pois é!
Vcs já pararam para pensar quantos milhoes sao gastos no brasil em tratamendos para doenças causadas por cigarro e doenças que sao causadas por nós mesmos? E comparou quantas crianças com cancer estao em um hospital a espera de ajuda, pois o tratamento é muito caro? Ou até mesmo quantas pessoas estao ai nas ruas sem casa sem comida sem ninguem? Já pensou que o ensino desse pais é um verdadeira porcacaria, simplismente pq todos sao egoistas demais para ter conciencia de que muitas coisas poderiam melhorara inclusive nossa sociedade? Já parou para ensar que vc tambem faz parte desse mundo, dessa sociedade, desse pais, e que quem faz a politica de um pais sao as pessoas deste pais?
Bom eu nao estou aqui para me candidatar a um cargo politico e nem para querer me aparecer escrevendo esse longo discurço, ou tambem para virar santo essas coisas e nao para ser dessa modinha de capitalismo, liberalismo, socialismo, ou alguma outra forma de governo. Estou aqui pois tive a oportunidade de dizer a minha opiniao!
Todos nós vimos aquelas imagens horriveis, mais como brasileiros egoistas que somos, dezemos e sabemos que os fumantes nao estao nem ai para o que pode acontecer com eles e com outras pessoas.
Se vcs fumantes nao quiserem parar de fumar depois de tudo isso, felizmente eu estarei com a minha conciencia em paz, mais nao cansada para tentar denovo, e denovo…Mais tambem acho que vcs nao tem direito algum de julgar essa merda de pais, pois menor que seja a diferença que vcs fumante fazem, os menores detales sao os mais importante.
Os problemas desse pais estao todos de maos dadas, como um grande circulo, pense… se uma liga dessa se quebrasse seria dificil colar navamente, e todos ficariam fracas e esse seria o tempo certo para acabar e romper todos os outros elos de problemas…
Claro que isso é muio, mas muito dificil, mais nao é impossivel, nada é impossivel quando se tem vontade e coragem.
Em fim, até que em fim….tenho apenas 17 anos e estou revoltada com o mundo e as pessoas que o abitam. E o que eu fiz para q essa soiciedade mude? estou fazendo aqui….
Peço disculpa a todos que de alguma forma ofendi ou que nao se encaixam em nenhum dos defeito dito acima. Agradeço a paciencia.
PAREM DE FUMAR POR FAVOR…….
[Responder]
22 Setembro, 2008 as 8:25 pm
pessoas disculpem por favor os erros de portuguesé que me empolguei muito disculpem mesmo..
como por exemplo:
abitam->Habitam
denovo-> de novo
essas coisas…ashuahuah beijos
[Responder]
26 Setembro, 2008 as 2:53 pm
saber que vendo este produto me deixa mal.preciso de outro emprego urgente!alguem aí pode me ajudar?
[Responder]